Melasma – Uso do Filtro Solar é a Melhor Opção para Combatê-lo

Atualizado: Mai 21

Você sabia que o melasma, aquelas manchas escuras e indesejáveis que aparecem na pele do rosto principalmente, é mais comum nas mulheres? Quer saber como prevenir esse mal? Então, continue comigo e saiba tudo aqui.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia: Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.


De acordo com os dermatologistas, os fatores mais comuns que auxiliam negativamente para o surgimento do melasma, são: uso de anticoncepcionais, gravidez, exposição solar, fatores hormonais e predisposição genética.


O melasma é reconhecido por manchas escuras ou de cor castanho presentes na face (maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior). Mas, também pode surgir nos braços, pescoço e colo, ou seja, toda a região superior do corpo.


Essas manchas costumam se tornar mais aparentes em dias quentes, no verão e após a exposição solar. O diagnóstico correto sempre deve ser dado pelo dermatologista que indicará o melhor tratamento para o seu caso. Porém, se proteger da luz visível e ultravioleta é um cuidado constante e que deve ser redobrado no momento que for confirmada a condição de melasma na pele.


A fotoproteção é o início do tratamento, principalmente o uso dos filtros que contenham as proteções contra os raios ultravioleta A e B e contra a luz digital (sim, este é mais um inimigo da pele).


A melhor prevenção contra o melasma é a proteção. O hábito do uso do filtro solar deve ser diário, mesmo que você não saia de casa e mesmo se o tempo estiver nublado ou chuvoso. Se você trabalha com computador e/ou celular, não se engane: a luz digital é inimiga da sua pele e também pode causar o indesejável melasma.


Escolher o protetor adequado é fundamental, por isso que o dermatologista é indispensável. Somente este profissional poderá indicar o produto certo para o seu tipo de pele e o grau de cuidado que você deve ter com ela.


Existem vários tipos de protetores com ação anti-envelhecimento no mercado, com e sem cor para auxiliar no tratamento, diminuir a aparição de manchas, uniformizar o tom da pele, combater a flacidez e perda de volume facial, além de preencher linhas de expressão e rugas.


Eu tenho a pele muito branquinha, por isso preciso usar protetor solar no inverno e no verão, faça chuva ou sol. No momento, estou usando dois tipos: um foi recomendado pela minha dermatologista e usei somente ele por vários anos e o outro estou experimentando e adorando. Segue abaixo para você conhecer:


Para pele muito sensível a queimadura solar. Previne as rugas e manchas causadas pelo sol, alisa e hidrata a pele. Realmente, a pele fica bem macia já na primeira aplicação.


Tem ação antirrugas com ativo hialurônico. Estou adorando este também, pois também deixa a pele bem macia já na primeira aplicação.


Ambos são oil free, pois tenho a pela oleosa.


Para uma pele incrível, saudável e com suavização de manchas aposte nos protetores solares. Eles são excelentes para o tratamento da sua pele.


Você costuma aplicar filtro solar diariamente. Comente aqui sua rotina de cuidados.


Abraços e até a próxima!

26 visualizações
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Pinterest ícone social
  • Facebook ícone social

© 2019-2020  por  DVilanova Web Designer Developer | Orgulhosamente criado com Wix.com